1 de agosto de 2013

União

Tema: União (salmo 133,1)

Acolhida

Oração inicial

Texto / leitura: Recurso Visual: Um livro grande (que possa ser descartado).
Você é muito importante para Jesus e para a Sua Igreja. Trouxe este livro para que você entenda o que eu quero dizer. Todos sabemos que os livros são formados por páginas compiladas e coladas na lateral. Chamamos a isso de lombada.
(Mostre o livro; abra-o e mostre a lombada.)
Quando as pessoas escrevem livros, elas dividem o material em capítulos. Por exemplo, se eu fosse escrever um livro a respeito das igrejas que existem, dedicaria um capítulo a cada uma.
(Mostre como o livro que você tem nas mãos é dividido por capítulos.)
Os capítulos podem ter muitas e muitas páginas, mas podem também ser pequenos, com poucas páginas. No caso desse meu exemplo a respeito das igrejas, cada membro seria uma página de um capítulo. Haveria uma página para o José e uma para a Maria e ainda outra para o João e para a Rosa, para os filhos do José e da Maria. E uma página para cada membro de cada família da igreja, também. Cada membro da família teria sua própria página especial, porque cada um é importante para Jesus.
(Segure o livro e destaque apenas uma folha.)
Você sabe o quão importante você é como pessoa, individualmente? Você é muito importante, primeiro, porque o Senhor Jesus deu a vida por você e quando você se une aos outros membros da igreja e os membros a você, a igreja torna-se forte. Vou agora demonstrar o que estou querendo dizer. Há alguém aqui que pensa que é realmente muito forte?
(Escolha uma criança para tentar rasgar o livro inteiro ao meio. Obviamente a tentativa será infrutífera. Contudo, para ilustrar o que você deseja dizer, peça para a mesma criança pegar o livro e arrancar uma única página. A criança relutará em arrancá-la. Então afirme à criança que pode fazê-lo, pois este livro já foi usado e poderá ser descartado. Assim que a criança rasgar a página, peça a outra criança para rasgar essa folha em muitos pedaços. A ilustração é óbvia: Quando a página é retirada do livro, ela se torna frágil e pode facilmente ser destruída.)
A Bíblia diz: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmo 133:1).
Meninos e meninas, quando freqüentamos normalmente às reuniões da igreja, a cada semana, e quando vivemos nossa vida como cristãos bondosos, estamos ajudando a fortalecer a igreja. Quando todos trabalhamos juntos e permanecemos perto uns dos outros, assim como as páginas de um livro devem permanecer coladas para formar o livro, então a igreja do Senhor é forte.
Não se esqueça! Você pode ser apenas uma simples página no livro de Deus, mas quando você vem à igreja e permanece unido a ela, isso faz uma grande diferença.
Não se esqueça! Sua vida e o testemunho que você dá como cristão está contribuindo para que o grande o livro de Deus (a igreja toda, que estamos representando) permaneça forte.

Dinâmica / atividade: emprestando o lápis
Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.
Material: Lápis de cor e desenho impresso.
- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.
- A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.
Descrição: Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas o desenho menor com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.
Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido. Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc.
Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.


Abraço da paz

Oração final

Preparei esse encontro porque minhas crianças estavam com dificuldade em trabalhar todos juntos, unidos. Tinham se dividido em grupinhos e isso não é legal numa turminha de catequese. É muito importante que se vejam como um grupo unido, onde um está sempre disposto ajudar o outro. Juntos somos mais!

2 comentários:

  1. Olá Dany,muito obrigada pela visitinha em nosso cantinho.....bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu blog! Seja sempre bem vinda aqui no meu cantinho, beijo!

      Excluir