5 de agosto de 2013

Os companheiros de Jesus

Tema: Os companheiros de Jesus (Mt 4,18-25 e Lucas 6,12-16)
 “De agora em diante serás pescadores de homens”

Acolhida

Oração inicial: ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
OREMOS: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito,
E gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!

História dos discípulos:
Obs.: Discípulo é qualquer seguidor de um personagem principal. É qualquer seguidor de um "mestre". Por exemplo: "Eu sou seu discípulo, e você é meu mestre, diga o que quer que eu faça."
Apóstolo é o nome que os discípulos, que Jesus escolheu ,para serem os principais de seus seguidores, eram designados. Os apóstolos necessariamente são discípulos, mas nem todos os discípulos são, necessariamente, apóstolos.
Discípulo - seguidor de um mestre
Apóstolo - Discípulo de Jesus.
"Ele [Jesus] chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13)."

Jesus chama seus colaboradores (Mt 4,18-25)
 Jesus vem provar para nós que era um homem de verdade, porque não trabalhou sozinho, mas quis cercar-se de pessoas que o ajudassem.
Chamou Levi, um publicano cobrador de impostos, que mudou de vida e passou a se chamar Mateus.
Chamou Pedro, pescador rude e meio cabeça-dura, para segui-lo e depois o nomeou chefe de sua igreja.Chamou também André irmão de Pedro, Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, que também eram pescadores. Filipe, Bartolomeu, Tomé, o outro Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Zelador e Judas Iscariotes (Mc1, 14-20 Mc2,13-14 e Mc3 13-18 )
Com estes doze homens que eram os doze apóstolos, Jesus iniciou a Igreja Cristã. Ele convivia com estes homens ,ensinava- lhes mais profundamente
as verdades eternas e preparava estes homens para continuarem a fundação do Reino de Deus neste mundo, após sua morte . E estes homens deixaram tudo para seguir a Jesus por toda a parte, aprendendo e ajudando.
Depois que Jesus foi para o Pai, estes homens foram pelo mundo afora, ensinar o que Jesus ensinou, fundar a igreja de Jesus. E foram sem medo, porque o próprio Jesus pediu que fossem pelo mundo anunciar a boa nova, pois ficaria com eles até o fim.
Como vemos, Jesus não quis cumprir a missão sozinho, Ele quis dividi-la conosco, através dos apóstolos. Hoje, nós somos os apóstolos de Jesus neste mundo. Jesus nos ensina a conhecer a Deus e levar Deus aos outros. É o próprio Jesus quem nos diz : -" Vão pelo mundo afora , levar o Evangelho aos povos batizando-os e ensinando-lhes o amor."
Jesus está contando conosco para continuar sua missão neste mundo. Existem os padres , os bispos e o nosso Papa. Mas eles são poucos e os homens são muitos .Por isso , cada um de nós deve ser um novo apóstolo de Jesus nesta terra , espalhando aqui o Reino de Deus que é o amor, a justiça , a paz e a alegria entre todas as criaturas.

Dinâmica
Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento:
Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos uma caixa com os nomes dos discípulos  escolha um catequizando para começar que deve começar sorteando o nome de um discípulo na caixa. Em seguida deve falar o nome e passar  pessoa ao seu lado que deverá repetir  o nome que  foi falado e acrescentar o nome de um outro discípulo sempre, repetindo tudo o que já foi dito. (Ex:  João...   João, Pedro...    João, Pedro, Matheus...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem pagando assim uma prenda a escolha do grupo. Quando a pessoa erra, Começa-se de novo com o próximo do grupo, para que assim todos tenham oportunidade de falar.
É engraçada e bem divertida, aproveitem.

Atividade: desenho para colocar o nome dos discípulos


Brincadeira: Jogo da memória

Abraço da paz

Oração final: Agradecimento a Deus, pedidos de orações por alguém, anjo da guarda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário