31 de julho de 2013

1° encontro de catequese

Acolhida: sejam bem vindos, meu nome é... e vou ser a catequista de vocês. Sabem o que faz um catequista? (ouvir as crianças).  É isso que vamos descobrir nos próximos encontros.
Vocês sabiam que quando vem a catequese é Jesus que esta chamando? Jesus ama muito seus filhos, em especial as crianças, porque elas tem um coração puro.
Vamos agradecer a Deus por todo esse amor e por ele ter nos reunido aqui hoje?

Oração: estamos reunidos em nome do pai...
Querido Deus, queremos te agradecer pela oportunidade de estarmos reunidos nesse dia, sob teu imenso amor. Reveste-nos com tua força e teu espírito para que possamos perseverar até o fim, no cumprimento de nossa missão. Que nossos encontros sejam sempre abençoados. Dá-nos dias felizes e ensina-nos a repartir a felicidade que vem de ti. Amém!

Encontros:
- Regras da salinha: falar sobre o respeito, gírias, palavrões, apelidos, briga, gritar, estragar o material...
- Material: Bíblia, caderno, cola, tesoura, lápis de cor...
- Horário:
- Dever do catequizando: freqüentar as celebrações, participar dos encontros da catequese, ajudar na igreja, convidar novos colegas para participar dos encontros

Vocês entraram este ano para escola e fizeram amigos, aqui também vamos conhecer novos colegas, que irão se tornar nossos amigos. Quem de vocês gosta de ter amigos?
Para fazermos novas amizades e necessário conhecer bem o outro.

Vamos fazer uma brincadeira pra gente se conhecer um pouco melhor...
A brincadeira é simples... vamos fazer a “teia da amizade”
Quem já viu uma teia de aranha? Quem faz as teias de aranha? Parece fácil fazer uma teia de aranha? (ouvir as crianças)
Todos se sentam formando um círculo.
Eu vou começar e cada um vai fazer o mesmo quando receber o novelo... Eu sou____ e vou ser a catequista esse ano. Segura na ponta do barbante e joga para o amigo da frente e pergunta... Qual é seu nome? Qual é sua idade? Quem são seus pais? Você tem irmãos? Em qual escola você estuda? O que você espera da catequese?
Vai passando o novelo até que todos estejam segurando uma ponta, formando uma grande teia.
Reparem: no meio de nós formou-se uma teia, parecida com a teia das aranhas; mas a nossa é uma “teia da amizade”, porque já nos conhecemos melhor. E percebam que estamos todos unidos por uma das pontas do barbante, é assim que deveremos permanecer ao longo do ano, unidos, que é como Deus quer que nós estejamos.

Proclamação da leitura: (pode ser a leitura do dia)

Atividade: preencher a fichinha

Paz de Cristo: vamos nos abraçar desejando a paz de Cristo uns aos outros...
(música quero te dar a paz)

Oração final: agradecer a Deus, Santo anjo...

Já dei esse encontro e foi muito proveitoso. Preparem bem esse momento pois é normal que as crianças fiquem tímidas no primeiro contato, o catequista que precisa ajudar quebrar o gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário