16 de agosto de 2013

A história de Davi

Tema: Davi e Golias

Texto bíblico: 1 Samuel Cap. 16 e 17

Objetivo: Mostrar que Deus escolhe os pequenos e humildes que confiam em seu amor e poder. Mostrar também que com Ele somos fortes, por isso devemos louva-Lo.

Acolhida: Sugestão - cantar a música Se o espírito de Deus se move em mim. Incentive as crianças para que cantem e dancem bem animadas, pois estarmos reunidos para falar sobre Jesus é motivo de grande alegria.

Oração inicial: Agradecer pelo dom da vida e pedir que Jesus envie seu Espírito de amor para encher os corações de todos presentes, dando sabedoria e entendimento de tudo que aprenderemos no encontro.

Dinâmica: AS APARÊNCIAS ENGANAM
Leve uma caixa de presente de 
aparência lindíssima e coloque dentro dela alguma coisa não muito agradável, pode ser, por exemplo, algumas cebolas de cabeça.
Prepare outro pacote com saco de lixo preto, coloque uma fita simples e dentro dele algum tipo de doce (que será distribuído para as crianças)... O doce deve estar dentro de um envelope pardo para não ser visto pelas crianças, só depois poderá ser colocado no saco de lixo.
Ao ensinar a lição de que Deus se preocupa com o interior das pessoas (1 Samuel 16.7), mostre a caixa de presente toda enfeitada e o presente cuja embalagem é o saco de lixo e pergunte para as crianças qual dos dois presentes elas gostariam de ganhar. Geralmente elas escolhem a caixa bonita, pergunte o porquê da escolha (ouça as respostas).
Então, chame uma das crianças que optou pela caixa e mostre somente para ela o que há dentro da caixa bonita. Pergunte se ela ainda vai querer aquele presente. Certamente ela dirá que não.
Então mostre o outro presente; desembrulhe e mostre o que havia dentro dele (o doce). Pergunte se ela vai querer este presente.
Diga que o importante não é a embalagem em si, mas o que há dentro dela, isto é o que na verdade é agradável receber.
A partir daí, faça a aplicação, dizendo que Deus olha para nós e vê o que há dentro do nosso coração e o que há lá é que deve agradar a Deus.
Muitos se preocupam com a aparência, se é gordo ou magro, bonito ou feio, rico ou pobre, porém Deus olha para o nosso coração à procura de um coração que lhe agrade.
Cante um canto com as crianças que fale sobre este tema...
Esta dinâmica mostra uma realidade que às vezes é muito difícil das crianças entenderem.

Vídeo: Midinho - Davi e Golias


A história de Davi:
Introdução: Você já prestou atenção em uma formiga carregando uma folha? Percebeu que muitas vezes a formiga é muito menor que a folha? Mas ela é forte! Consegue carregar até trinta vezes o seu peso! Assim somos nós quando temos Deus, não importa o quanto somos pequenos ou fracos, Ele nos faz fortes. E a Bíblia nos conta a história de um menino assim, igual a vocês. Ele morava no campo, lá na roça, o seu pai era o seu Jessé, que tinha oito filhos homens e o mais novo era esse menino, alguém sabe o nome dele?
- Isso mesmo, Davi!

O pequeno Davi era o filho mais novo de Jessé. Ele passava o dia no campo cuidando das ovelhas de seu pai. Lá, mesmo sozinho, ele louvava ao senhor, pegava sua harpa e tocava belas canções. Quando aparecia algum animal feroz querendo devorar uma ovelha, ele não tinha medo, confiava em Deus e enfrentava qualquer animal.


Um certo dia Deus se dirigiu ao profeta Samuel, um homem muito usado por Ele, para que ele fosse a casa de Jessé escolher um novo rei para Israel. Na época Saul era o rei, mas Deus não estava contente com ele.
Quando Samuel chegou a casa de Jessé, viu os seus sete filhos. Logo pensou que o mais velho, que era alto e forte, seria o escolhido por Deus. Deus, porem lhe disse: -"não olhes a aparência e nem a altura; porque Deus não vê como vê o homem, porque o homem olha as aparências, e Javé olha o coração".
Como nenhum dos que estavam em casa tinham sido escolhidos, Samuel perguntou se Jessé tinha mais algum filho. Jessé então respondeu que o mais novo estava cuidando das ovelhas no campo. Davi foi chamado para voltar para casa.
Ao chegar em casa Samuel disse que Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel. Samuel pegou a vasilha de óleo e ungiu o rapaz na presença dos irmãos. Desse dia em diante, o espírito de Javé permaneceu sobre Davi.


Todos ficaram impressionados, como poderia Deus escolher o menor e o mais fraquinho? Deus também escolheu você para uma grande obra, não importa se você é pequeno, Deus quer usar você!

Nessa época, os israelitas estavam lutando contra os filisteus. Saul havia convocado todos para lutar contra os filisteus. Até os três irmãos mais velhos de Davi haviam partido para a guerra. Os filisteus tinham entre o seu exercito um gigante de quase três metros de altura, chamado Golias. Os israelitas tinham muito medo dele.


Durante quarenta dias Golias insultou o povo de Israel. O exercito de Israel estava com muito medo. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo até que chegou Davi, que ao ouvir os insultos de Golias, resolveu enfrentá-lo em nome de Deus.
Quando Saul soube da coragem de Davi, tentou convencê-lo a não enfrentar o gigante porque ainda era muito jovem e além de tudo era apenas um pastor de ovelhas. Davi então falou ao rei Saul de como tinha matado um leão e um urso, e de como Deus o tinha livrado.


Saul ouvindo estas palavras tentou vestir uma armadura em Davi, mas como pesava muito tirou a roupa de guerra.

Davi apanhou cinco pedras e com elas lutaria contra o gigante. Davi sabia que não importava a arma que ele usasse, pois era Deus que o faria vencer!
O que você tem para lutar contra o seu inimigo? É isso que Deus quer usar em você!
Davi chegou diante de Golias, e este começou a debochar e rir de Davi. Mas Davi lhe respondeu: -“Você vem contra mim com espada e com lança, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos a quem você desafiou!”. O gigante correu para atacá-lo, e Davi pegou logo uma pedra, pôs na sua atiradeira, girou, girou e...


Acertou bem na testa do gigante! Golias ficou tonto, tonto... E caiu! Davi correu pegou a espada dele e cortou a sua cabeça. Glórias a Deus! Pois o Senhor deu a vitória a Davi! Como é bom termos Deus em nossa vida, pois Ele sempre guerreia por nós!

O exercito filisteu, percebendo que o seu herói estava morto, fugiu. O exercito de Israel derrotou então os filisteus. Assim Davi venceu Golias e os filisteus. Depois da morte de Saul, Davi tornou-se rei de Israel. Pois
Deus é fiel e prometeu que o usaria para uma grande obra. Deus
também quer usar você, não tenha medo de fazer a vontade de Deus,
pois quando andamos com Ele, Ele guerreia por nós e nos faz
vencedores.


Atividade 1: Dividir a turminha em equipes e fazer perguntas. A medida que as equipes forem respondendo elas vão ganhando ponto. Vence a que acertar a maior quantidade de perguntas.

Sugestões:
1. Quando temos Deus, não importa o quanto somos pequenos ou fracos, Ele nos faz... Fortes
2. Qual o nome do pai de Davi? Jessé
3. Davi era qual dos filhos? O mais novo
4. O que Davi fazia? Ficava no campo cuidando das ovelhas de seu pai
5. O que Davi fazia quando aparecia um animal feroz querendo devorar uma ovelha? Ele não tinha medo, confiava em Deus e enfrentava qualquer animal
6. Quem foi usado por Deus para escolher um novo rei para Israel? O profeta Samuel
7. Quem era o rei da época? Saul
8. Deus estava contente com o rei da época? Não
9. Jessé tinha quantos filhos? 8
10. O que Deus disse a Samuel sobre a aparência? “não olhes a aparência e nem a altura; porque Deus não vê como vê o homem, porque o homem olha as aparências, e Javé olha o coração".
11. O que Davi fazia quando Samuel chegou em sua casa? Estava cuidando das ovelhas no campo
12. O que Samuel disse para Davi quando ele chegou em casa? Disse que Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel
13. O que Samuel fez após dar a notícia que Davi era o escolhido de Deus? Samuel pegou a vasilha de óleo e ungiu o rapaz na presença dos irmãos
14. O que aconteceu com Davi após a unção? Desse dia em diante, o espírito de Javé permaneceu sobre ele.
15. O que todos acharam da escolha de Deus? Todos ficaram impressionados, como poderia Deus escolher o menor e o mais fraquinho
16. Nessa época quais eram os povos que estavam lutando? Israelitas e Filisteus
17. Para onde haviam ido os três irmãos mais velhos de Davi? Haviam partido pra a guerra
18. Quem os filisteus tinham entre o seu exercito? Um gigante de quase três metros de altura, chamado Golias.
19. Durante quantos dias Golias insultou o povo de Israel? 40 dias
20. Quem resolveu enfrentar Golias? Davi
21. O que Saul fez quando soube da coragem de Davi? Tentou convencê-lo a não enfrentar o gigante
22. O que Saul tentou vestir em Davi? Uma armadura
23. O que Davi pegou para lutar contra o gigante? 5 pedras
24. O que Golias fez quando viu Davi? Começou a debochar e rir
25. O que Davi falou com o gigante? “Você vem contra mim com espada e com lança, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos a quem você desafiou!”
26. Como Davi matou Golias? Davi pegou logo uma pedra, pôs na sua atiradeira, girou, girou e... Acertou bem na testa do gigante! Golias ficou tonto, tonto... E caiu! Davi correu pegou a espada dele e cortou a sua cabeça.
27. Quem deu a vitória a Davi? O Senhor
28. O que fez o exercito filisteu quando percebeu que o seu herói estava morto? Fugiu.
29. O que aconteceu com Davi? Depois da morte de Saul, Davi tornou-se rei de Israel. Pois Deus é fiel e prometeu que o usaria para uma grande obra.
30. Qual é a lição que a história nos deixa? Deus escolhe os pequenos e humildes que confiam em seu amor e poder. Com Deus somos fortes, por isso devemos louva-Lo. Deus é fiel e sempre cumpre suas promessas...

Atividade 2:



Oração final e paz de Cristo

13 de agosto de 2013

Joaninha

Olá meninas, achei a unha de hoje uma graça. Vamos conferir...




Esse foi o primeiro esmalte da Avon que usei. No começo estranhei porque ele é um pouquinho mais grosso que os outros, mas no final acabei gostando, pois cobre a unha super bem.
Beijo!

6 de agosto de 2013

Meu malvado favorito 2

Oi pessoal, o filme de hoje é pra quem esta a fim de dar muitas risadas.


Esse é tão bom quanto o primeiro.  Os Minions estão ainda mais engraçados, pra mim a melhor parte do filme foi os ver cantando no casamento do Gru. A Agnes continua fofa demais. A Margo se apaixona pela primeira vez e o Gru esta mais divertido que nunca no papel de pai ciumento. Agrada no humor e no sentimentalismo.


Um filme para toda família assistir e dar boas risadas. Beijo! 

Florzinhas

Olá meninas, eu adorei a unha de hoje. Achei linda e delicada.


O esmalte que usei foi o poodle da coleção dogs da risqué, já falei dessa coleção em outro post. As florzinhas são adesivos de unha.

Beijo!

5 de agosto de 2013

A história de Jonas

Tema: A história de Jonas
Versículo: Na minha angústia invoquei a Javé, e ele me atendeu (Jonas 2,3)

Acolhida

Oração inicial

História:
A BÍBLIA NOS CONTA QUE EXISTIA UM PROFETA CHAMADO JONAS. JONAS ERA PROFETA DE DEUS E SABE CRIANÇAS O QUE E PROFETA? PROFETA E O HOMEM QUE ENTREGA OS RECADOS DE DEUS.E UM CERTO DIA, DEUS O TODO PODEROSO FALOU PARA JONAS:
-JONAS VÁ PARA A CIDADE DE NÍNIVE E PREGUE A MINHA PALAVRA.
NINIVE ERA UMA CIDADE ONDE AS PESSOAS COMETIAM MUITOS PECADOS,MATAVAM TODOS OS VIAJANTES QUE CHEGAVAM PARA ENTRAR ALI, E DEUS ESTAVA OLHANDO O PECADO DAQUELAS PESSOAS E ISSO ESTAVA DESAGRADANDO A DEUS COMO DIZ EM  (ROMANOS 3,23) , E O SENHOR QUERIA QUE JONAS FOSSE ALI E PREGASSE PARA AQUELAS PESSOAS SE ARREPENDESSEM, SE NÃO O SENHOR IA DESTRUIR A CIDADE DE NINIVE.
-AH SENHOR(FALOU JONAS) PRA NÍNIVE, AS PESSOAS DE LA SÃO TÃO RUINS, TODOS QUE CHEGAM LÁ ELES MATAM E VÃO MATAR A MIM TAMBÉM SENHOR....
-VA PARA NÍNIVE (DISSE O SENHOR MAIS UMA VEZ)ME OBEDEÇA...
SABE CRIANÇAS JONAS OUVIU O QUE DEUS DISSE PORÉM NÃO FEZ A VONTADE DE DEUS POIS ELE ACHAVA QUE AS PESSOAS DAQUELA CIDADE NÃO  MERECIAM PERDÃO, PORÉM A BÍBLIA NOS DIZ QUE DEUS ELE AMOU O MUNDO DE TAL FORMA QUE ELE DEU SEU ÚNICO FILHO POR AMOR DE TODO MUNDO E ELE AMAVA O POVO DE NINIVE E QUERIA DAR A ELES A CHANCE DE SE ARREPENDEREM , POREM JONAS NÃO OBEDECEU E COMPROU UMA PASSAGEM DE NAVIO NÃO PARA NINIVE E SIM PARA OUTRA CIDADE CHAMADA TARSIS.
ENTRANDO JONAS NO NAVIO RUMO A TARSIS, PARECIA QUE TUDO ESTAVA NORMAL QUE JONAS FOI ATE DORMIR,MAIS DE REPENTE...
-ACORDA,ACORDA O NAVIO ESTA AFUNDANDO(GRITOU UM MARUJO DESESPERADO) ORA AO TEU DEUS ACORDA....
QUE TEMPESTADE CRIANÇAS VEIO SOBRE AQUELE BARCO (AQUI NESTA PASSAGEM SOBRE A TEMPESTADE EU DO A DICA DE COLOCAR AS CRIANÇAS PARA INTERAGIR NA HISTÓRIA DE QUE FORMA FAZENDO O BARULHO DA CHUVA, DOS TROVÕES E DO VENTO  VAI FICAR BEM LEGAL),QUE FORTE VENTOS QUE CHAQUALAVAM O BARCO PRA LA E PRA CA, E OS TROVÕES PARECIAM QUE IA QUEBRAR O BARCO NO MEIO, QUE CHUVA FORTE MUITO FORTE.
SABE CRIANÇAS JONAS SABENDO QUE TUDO AQUILO ERA POR CAUSA DA SUA DESOBEDIÊNCIA COM DEUS GRITOU:
 -ME LANCEM AO MAR ASSIM NINGUÉM VAI PERECER E A TEMPESTADE VAI CESSAR.
E OS HOMENS OBEDECERAM A JONAS E O LANÇARAM AO MAR, AO LANÇA-LO NO MAR A TEMPESTADE CESSOU TUDO VOLTOU AO NORMAL,E TUDO ISSO ESTAVA ACONTECENDO POR CAUSA QUE ELE TINHA DESOBEDECIDO A DEUS   E AGORA O QUE VAI ACONTECER COM JONAS SERÁ QUE ELE VAI MORRER?
QUANDO JONAS COMEÇOU A AFUNDAR DE REPENTE APARECEU UM GRANDE PEIXE QUE ABRIU SUA BOCA E ENGOLIU JONAS, E ELE FOI PARAR NA BARRIGA DO PEIXE .JONAS FICOU TRÊS DIAS DENTRO DAQUELE PEIXE, E JESUS TAMBÉM FICOU TRÊS DIAS NUM SEPULCRO APÓS A SUA MORTE POREM NO TERCEIRO DIA ELE RESSUSCITOU E VIVO ESTA PARA NOSSA SALVAÇÃO(1 COR,15.3,4),E JONAS NO TERCEIRO DIA QUE ESTAVA ALI, DEUS O TODO PODEROSO OUVIU SUA ORAÇÃO POIS ELE HAVIA SE ARREPENDIDO DO SEU PECADO E DEUS MANDOU QUE O GRANDE PEIXE VOMITASSE  JONAS SABE ONDE LA NA CIDADE DE NINIVE AONDE TODOS ERAM PECADORES COMO EU E VOCÊ POREM JESUS O ÚNICO FILHO SEM PECADO DE DEUS MORREU POR MIM E POR VOCÊ E JESUS TINHA MORRIDO POR AQUELE POVO TAMBÉM MESMO ELES SENDO TAO RUINS, E QUANDO ELES VIRAM AQUELE  GRANDE PEIXE VOMITANDO JONAS NA PRAIA GRITARAM:
-QUEM E ELE É UM DEUS?ENTÃO JONAS PREGOU A PALAVRA DE DEUS PARA AQUELAS PESSOAS QUE OUVIRAM E SE ARRENPEDERAM DOS SEUS PECADOS E ACEITARAM A JESUS COMO SEU SALVADOR.
-
E VOCÊ CRIANÇA NÃO CRENTE NÃO QUER ACEITAR HOJE JESUS COMO SEU SALVADOR, E SE ARREPENDER DOS SEUS PECADOS , MAIS COMO EU FAÇO ISSO? VOCÊ PODE PERGUNTAR,SABE DE QUE JEITO?FECHANDO OS OLHOS E FALANDO COMIGO ASSIM;-DEUS EU TE ACEITO COMO MEU SALVADOR AMÉM.

E VOCÊ CRIANÇA CRENTE DEUS QUER QUE VOCÊ NESTA SEMANA NÃO SEJA DESOBEDIENTE COMO JONAS MAIS SIM SEJA OBEDIENTE,SABE COMO OBEDECENDO A MAMÃE,O PAPAI, NÃO BAGUÇANDO NA ESCOLA QUANDO A PROFESSORA MANDAR FICAR QUIETO , NÃO INDO A CASA DE COLEGAS SE A MAMÃE NÃO DEIXAR,E VOCÊ ME CONTA COMO FOI SE VOCÊ CONSEGUI OBEDECER.

MUSICA PARA ESSA HISTORIA: OBEDECER DO DIANTE DO TRONO INFANTIL,MAIS SE VOCÊ QUISER USAR OUTRA AQUI E SÓ UM EXEMPLO.

Atividades:




Abraço da paz

Oração final

Os companheiros de Jesus

Tema: Os companheiros de Jesus (Mt 4,18-25 e Lucas 6,12-16)
 “De agora em diante serás pescadores de homens”

Acolhida

Oração inicial: ORAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
OREMOS: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisa, segundo o mesmo Espírito,
E gozemos sempre da Sua consolação, por Cristo Senhor Nosso. Amém!

História dos discípulos:
Obs.: Discípulo é qualquer seguidor de um personagem principal. É qualquer seguidor de um "mestre". Por exemplo: "Eu sou seu discípulo, e você é meu mestre, diga o que quer que eu faça."
Apóstolo é o nome que os discípulos, que Jesus escolheu ,para serem os principais de seus seguidores, eram designados. Os apóstolos necessariamente são discípulos, mas nem todos os discípulos são, necessariamente, apóstolos.
Discípulo - seguidor de um mestre
Apóstolo - Discípulo de Jesus.
"Ele [Jesus] chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos" (Lucas 6:13)."

Jesus chama seus colaboradores (Mt 4,18-25)
 Jesus vem provar para nós que era um homem de verdade, porque não trabalhou sozinho, mas quis cercar-se de pessoas que o ajudassem.
Chamou Levi, um publicano cobrador de impostos, que mudou de vida e passou a se chamar Mateus.
Chamou Pedro, pescador rude e meio cabeça-dura, para segui-lo e depois o nomeou chefe de sua igreja.Chamou também André irmão de Pedro, Tiago e seu irmão João, filhos de Zebedeu, que também eram pescadores. Filipe, Bartolomeu, Tomé, o outro Tiago filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Zelador e Judas Iscariotes (Mc1, 14-20 Mc2,13-14 e Mc3 13-18 )
Com estes doze homens que eram os doze apóstolos, Jesus iniciou a Igreja Cristã. Ele convivia com estes homens ,ensinava- lhes mais profundamente
as verdades eternas e preparava estes homens para continuarem a fundação do Reino de Deus neste mundo, após sua morte . E estes homens deixaram tudo para seguir a Jesus por toda a parte, aprendendo e ajudando.
Depois que Jesus foi para o Pai, estes homens foram pelo mundo afora, ensinar o que Jesus ensinou, fundar a igreja de Jesus. E foram sem medo, porque o próprio Jesus pediu que fossem pelo mundo anunciar a boa nova, pois ficaria com eles até o fim.
Como vemos, Jesus não quis cumprir a missão sozinho, Ele quis dividi-la conosco, através dos apóstolos. Hoje, nós somos os apóstolos de Jesus neste mundo. Jesus nos ensina a conhecer a Deus e levar Deus aos outros. É o próprio Jesus quem nos diz : -" Vão pelo mundo afora , levar o Evangelho aos povos batizando-os e ensinando-lhes o amor."
Jesus está contando conosco para continuar sua missão neste mundo. Existem os padres , os bispos e o nosso Papa. Mas eles são poucos e os homens são muitos .Por isso , cada um de nós deve ser um novo apóstolo de Jesus nesta terra , espalhando aqui o Reino de Deus que é o amor, a justiça , a paz e a alegria entre todas as criaturas.

Dinâmica
Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento:
Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos uma caixa com os nomes dos discípulos  escolha um catequizando para começar que deve começar sorteando o nome de um discípulo na caixa. Em seguida deve falar o nome e passar  pessoa ao seu lado que deverá repetir  o nome que  foi falado e acrescentar o nome de um outro discípulo sempre, repetindo tudo o que já foi dito. (Ex:  João...   João, Pedro...    João, Pedro, Matheus...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem pagando assim uma prenda a escolha do grupo. Quando a pessoa erra, Começa-se de novo com o próximo do grupo, para que assim todos tenham oportunidade de falar.
É engraçada e bem divertida, aproveitem.

Atividade: desenho para colocar o nome dos discípulos


Brincadeira: Jogo da memória

Abraço da paz

Oração final: Agradecimento a Deus, pedidos de orações por alguém, anjo da guarda...

Formatura

Olá meninas, hoje vim mostrar o que usei para ir à formatura. Fazia tempo que eu estava querendo um vestido todo bordado com paetê.


Amei o vestido e por mais que ele chame atenção pelos brilhos achei o modelo apropriado para a ocasião. Usei poucos acessórios para não ficar muito carregado. Nos pés usei uma sandália preta.
Achei que o esmalte ficou lindo com o vestido. Um esmalte vermelho também teria ficado ótimo.
Espero que tenham gostado. Beijão!

Cor de rosa

Olá meninas, a unha de hoje é com a minha cor preferida, rosa!


É excelente a durabilidade desses esmaltes 3D.

Beijo!

1 de agosto de 2013

Jesus ressuscita uma menina

OS MILAGRES DE JESUS (CONTINUAÇÃO)
Tema: Jesus ressuscita uma menina (Marcos 5,21-43)

Acolhida

Oração inicial

Leitura: Uma Menina Doente
Jairo tinha uma filhinha. Ela estava muito doente. O que vocês fazem quando estão doentes? Sentam no colo da mamãe ou do papai? Às vezes, a mamãe lhes dá remédio. Outras vezes o papai leva vocês ao médico. E o que o médico faz? O médico olha sua boca, seus ouvidos e escuta o coração (demonstrar). Sabem, os médicos não conseguiram fazer a filhinha de Jairo melhorar. Mas Jairo sabia que Jesus podia ajudar sua filhinha. Isso porque Jesus cuidava das criancinhas naquele tempo assim como cuida de vocês hoje.

Jesus Vai Ajudar
Jairo pediu que Jesus fosse à casa dele. Jairo queria que Jesus ajudasse sua filhinha. O que vocês dizem quando querem alguma coisa? ... Por favor! Sim, Jairo se ajoelhou diante de Jesus e disse: “Por favor, Jesus, venha à minha casa! Por favor, ajude minha filhinha. Jesus Se preocupava com Jairo e sua filhinha. Jesus disse a Jairo que iria com ele.
Muitas pessoas estavam em volta deles. Todas queriam ver Jesus. Jesus e Jairo saíram espremidos do meio da multidão que se apertava. Havia muitas pessoas ali. Eles não conseguiam andar rápido.

Jesus Ressuscita a Menina
No caminho para a casa de Jairo, Jesus parou para ajudar uma mulher. Enquanto Jesus estava falando com a mulher, um servo de Jairo veio procurá-lo. O servo avisou Jairo que sua filhinha havia morrido e que ele não precisava mais incomodar Jesus. Jairo ficou muito triste, mas Jesus lhe disse que não ficasse triste. Jesus podia fazer as coisas melhorarem.
Assim, Jesus e Jairo foram até a casa de Jairo. Muitas pessoas estavam ali. Jesus e Jairo entraram na casa. A filhinha de Jairo estava deitada na cama.
Jesus segurou a mão da menina e disse: “Menina, levanta!” E ela se levantou! Se alguém segurar sua mão, vocês podem se levantar? Vocês podem se levantar de um salto como a filha de Jairo? Jesus pediu que os pais dela lhe dessem alguma comida. Jairo e sua esposa ficaram muito contentes! Todos ficaram contentes! Jairo agradeceu a Jesus!

Celebrando
A menininha estava viva e com saúde! Ela estava muito alegre! A mãe e o pai dela também estavam muito alegres. Todos estavam alegres e contentes.

Consolando os Tristes
Jesus cuidava dos outros. Nós também podemos cuidar de outras pessoas. Jairo ficou muito triste porque sua filhinha estava doente. Como fica o rosto de vocês quando estão tristes? Podem me mostrar um rosto triste? Quando as pessoas estão tristes nós podemos ajudá-las a se sentirem melhor.

Cuidando dos Doentes
Nós podemos cuidar de outras pessoas como Jesus fez, ao irmos visitar quem está doente. Podemos levar flores para alegrá-las e deixá-las saber que nos preocupamos com elas. Podemos orar por elas e pedir que Jesus as ajude a se sentirem melhor.

A Bíblia nos ensina sobre o cuidado de Deus pelas pessoas. Jesus fica triste quando as pessoas choram, ficam doentes ou com medo. Jesus nos ama e cuida de nós onde estivermos. Orar é uma das maneiras de cuidarmos uns dos outros. Devemos orar para que as pessoas tenham boa saúde.
Vamos fazer uma oração pelo nosso amigo doente. Fazer uma oração curta mais ou menos assim: Querido Jesus, por favor, cuida do meu amigo doente.  Ajuda-o a se sentir melhor. Nós sabemos que Tu amas os doentes. Amém.
Digam o verso comigo enquanto fazemos os gestos.
“Rezo (mãos juntas em posição de oração) para que você (apontar para outra pessoa) tenha boa saúde.” (mostrar os músculos do braço como quem tem força)

Atividade:

Abraço da paz

Oração final

Jesus cura o cego de nascença

OS MILAGRES DE JESUS (CONTINUAÇÃO)
Tema: Jesus cura o cego de nascença (João 9,1-12)
Sexto milagre de Jesus

Acolhida

Oração inicial

Leitura:
Introdução: (Converse um pouco com as crianças sobre este assunto mostrando um alfabeto em braile e algum livro e explicando que devemos, na medida do possível, ajudar alguém nessas condições.)
Vocês conhecem alguém cego?
Vocês podem imaginar o quanto é difícil para alguém cego atravessar a rua, subir num ônibus, passear, etc. Alguns usam uma bengala; outros precisam de ajuda de alguém o tempo todo e há até aqueles que usam um cão para guiá-los. Existem aqueles que leem, trabalham, são cantores, pianistas, mas há alguns muito pobres e que têm muitas dificuldades, por isso precisam pedir esmolas.

Dinâmica:
Objetivo: fazer com que as crianças se coloquem no lugar dos deficientes visuais
Fechar os olhos das crianças com fita e fazer eles tentarem chegar até a catequista (pode colocar obstáculos)
Fazer perguntas:
Como foi o caminho até chegar a mim?
Vocês se sentiram seguros?
Como vocês acham que as pessoas cegas se sentem?
Se vocês vissem uma pessoa cega na rua ofereceriam ajuda?
Como Deus quer que nos comportemos diante dessas pessoas?

Contar a história (João 9,1-12)

Conclusão: Jesus tem poder para curar e é o único que pode perdoar os nossos pecados. O mendigo cego acreditou em Jesus. Você acredita que só Jesus pode perdoar as coisas erradas que vocês faz? A Bíblia diz: "Se confessarmos os nosso pecados, ele é fiel e justo par anos perdoar os pecados" (1 Jo 1:9). (Verifique se há alguma criança que tenha dúvida quanto ao pecado, e após a aula converse com ela, levando-a a Cristo.)

Atividades:
Primeira: dividir a turminha em grupos para montar a história na cartolina e escrever o que aprenderam


Segunda: pintar o desenho (individual) - levar estilete


Abraço da paz

Oração final

Jesus caminha sobre as águas

OS MILAGRES DE JESUS (CONTINUAÇÃO)
Tema: Jesus caminha sobre as águas (Mateus 14,22-33)
Quinto milagre de Jesus

Acolhida

Oração inicial

Pregação:
O que em nós é impossível, para Deus é apenas uma das infinitas possibilidades que Ele tem para agir em nossa vida e através dela. A descida do Espírito Santo sobre nós, já é a ação de Deus em nossas impossibilidades. Portanto, podemos nos alegrar! Pois, a minha e a sua vida são possibilidades para Deus.
 “... porque a Deus nenhuma coisa é impossível”.
Conclusão: Jesus é o único que pode nos proteger e trazer tranquilidade ao nosso coração. Ele nos Livra de acidentes, do medo do escuro, de perder Nossos Pais, de hospital, de chuva, etc.

Dinâmica: jogo do tabuleiro - Nas pegadas de Jesus
Fazer a quantidade de tabuleiros que achar necessário e dividir o grupo
Material: Tabuleiro com trilha, peões, dado e cartas.
 Basta imprimir o desenho e se desejar o ampliar em cartolina.  Os peões podem ser confeccionados em papel coloridos, Eva, ou tampinhas de refrigerante(faça como preferir), e o dado é comprado em lojas de artigos de R$1,99.
Participantes: divida em grupos. No mínimo 2 grupos  e no máximo 4.
Regras: Jogar o dado e andar quantas casas for estipuladas. Se o pião, parar numa casa marcada com o coração, o jogador deverá tirar uma carta do monte e passar para a Evangelizadora. Esta, deverá ler para ele,a questão proposta. Conforme sua resposta, ele avançará 2 casas ou retornará duas casas.
Vence quem chegar ao final primeiro.
Fazer cartas com as perguntas e colocar as cartas num monte virado para baixo.

Perguntas para as cartas:
- Onde os discípulos estavam? Na barca
- Jesus subiu sozinho no monte para fazer o que? Para rezar
- Como Jesus chegou até os discípulos? Andando sobre o mar
- Quando os discípulos viram Jesus se aproximando o que eles sentiram? Medo, acharam que ele fosse um fantasma
- Quem quis ir ao encontro de Jesus? Pedro
- Pedro conseguiu chegar até Jesus? Porque? Não, porque ele teve pouca fé e duvidou
- Quando Jesus e Pedro subiram os que estavam na barca fizeram o que? Ajoelharam dizendo: De fato, tu és o filho de Deus
- A leitura encontra-se no livro de? Mateus


Entregar a atividade para pintar se não der tempo pintar em casa


Abraço da paz

Oração final: (reservar um tempinho maior para a oração final)
Recorte os versículos e dê um para cada catequizando ler em voz alta na oração final, vá repetindo o refrão a cada versículo. Depois reze normalmente.
Senhor Deus, nós sabemos que o Senhor tem poder sobre todas as coisas e que para ti nenhuma coisa é impossível...

Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R. 8)
R. Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!


Quero ouvir o que o Senhor irá falar:*
E a paz que ele vai anunciar.
Está perto a salvação dos que o temem,*
e a glória habitará em nossa terra..

A verdade e o amor se encontrarão,*
a justiça e a paz se abraçarão;
da terra brotará a fidelidade,*
e a justiça olhará dos altos céus..

O Senhor nos dará tudo o que é bom,*
e a nossa terra nos dará suas colheitas;
a justiça andará na sua frente*
e a salvação há de seguir os passos seus.

Multiplicação dos pães e peixes

OS MILAGRES DE JESUS (CONTINUAÇÃO)

Tema: Multiplicação dos pães e peixes (João 6,1-15)
O quarto milagre de Jesus

Acolhida: cantar uma música

Oração inicial

Partilhar a leitura:
Antes de falar sobre a leitura relembrar qual foi o primeiro milagre.
O segundo milagre de Jesus foi a cura do filho de um funcionário do rei, lá em Caná da Galiléia, onde ele havia transformado a água em vinho (João 4,46-54)
O terceiro milagre foi a cura de um paralítico que estava deitado próximo a piscina chamada Betesda, onde muitos doentes deitavam próximos a água esperando que ela se movesse para que um doente entrasse na água e ficasse curado (João 5,1-18)
Mateus 14,22-33

Levar um cesto com 5 pães e 2 Nuggets de peixe.
Leve mais 12 cestinhos (ou copinhos descartáveis) e comente que aquele lanche do menino foi multiplicado para encher todos os cestos e ainda sobrou. Só mesmo um maravilhoso milagre de Jesus para fazer isso acontecer!
No momento em que for relatar o milagre da multiplicação, retire então de um lugar 'escondido'... você então mostra os pãezinhos que trouxe e os nuggets. Reflitam sobre a generosidade daquele menino que tinha seu coração puro, cheio de amor pelas pessoas e não foi egoísta. No final do encontro partilhe o alimento a exemplo de Jesus.

Atividade: Montar a cestinha e escrever um versículo no pão e no peixe maior.
- Provérbios 11.25: Quem é generoso progride na vida, e quem dá de beber jamais passará sede.
- Gálatas 6.10ª: Portanto, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos.



Partilha

Abraço da paz

Oração final

Gente eu precisei pular alguns milagres, então escolhi os que achei mais fáceis de passar para as crianças. Vocês podem recapitular os que estão faltando.